• Eng. Ramon Fernandes

LOCAÇÃO/DEMARCAÇÃO COM TOPOGRAFIA


Na delimitação de imóveis ou na execução de obras, não é raro encontrar erros de demarcação nas mesmas, sejam elas em simples imóveis retangulares ou em grandes obras da construção civil. Isso muito se deve à sensação de economia que o proprietário do imóvel ou responsável pela construção tem por não contratar profissionais capacitados para a topografia, deixando que a demarcação seja feita de maneira arcaica. O problema é que deve-se pôr na balança o CUSTO RELATIVO deste serviço, comparado aos problemas que essa “não contratação” pode acarretar no futuro.

Imagine-se comprando um imóvel, demarcando-o por conta própria, cercando-o com muros e, após isso, seu vizinho discorde da demarcação? Qual o prejuízo disso caso você esteja errado? Em relação à obras, é ainda pior ter-se um erro de demarcação. Não havendo a devida conferencia dos ângulos internos da edificação, um erro de demarcação pode ser verificado apenas na fase de acabamento da obra (colocação de pisos, esquadrias).

A fase preliminar de topografia para demarcação de um imóvel ou obra também é importante para a verificação da situação que se encontra o imóvel, se há falta de medidas ou sobra delas. Isso influi tanto na aprovação de projetos, de modo que deve ser respeitado os requisitos urbanísticos impostos pela Prefeitura, quanto no máximo aproveitamento do imóvel.

E, afinal, qual o CUSTO RELATIVO da topografia na fase de demarcação de um imóvel/obra? Seu custo, em relação ao valor de um imóvel, em geral, não chega a 1% do valor de imóvel. E em se tratando de grandes obras, essa porcentagem é muito menor! Na foto apresentada neste texto, apresenta-se a demarcação das estacas de uma Igreja localizada em Capivari de Baixo - SC. O custo da obra foi estimado em, aproximadamente, R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). O custo relativo da demarcação, neste caso, não chegou a 0,1% do valor total da obra!

Portanto, na compra de um imóvel, ou na execução de uma obra, nosso conselho é de que não hesite em contratar um profissional capacitado de topografia. O custo para contratar é baixo, e a não contratação pode ocasionar em um prejuízo alto. Caso você tenha algum caso de demarcação para resolver, nossa sugestão é de que entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.

Para entrar em contato com a TOPPO Engenharia e Topografia, clique aqui

#levantamento #toppotopografia #georreferenciamento #toppoengenharia #retificação #engenharia

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo