• Agência KAP - Web

Importância da topografia no momento da construção



A topografia é uma das principais etapas da construção, pois antes de se desenvolver qualquer projeto de construção civil, faz-se necessário realizar um levantamento topográfico para obter um estudo descritivo e detalhado do imóvel.

Através do levantamento, o responsável pela obra consegue visualizar melhor a condição atual do terreno, identificando a necessidade de corte ou aterro e se o projeto é viável.

Com isso, é possível realizar dois tipos de levantamento: o planimétrico e o planialtimétrico.


O planimétrico é bastante utilizado para conferência de medidas, demarcação de terrenos e projetos gerais, porém ele não considera o relevo do terreno. Já o planialtimétrico, possui a mesma finalidade, mas considerando o relevo e desníveis.

Ambos os levantamentos são complementares e são solicitados antes da elaboração do projeto de construção civil. O resultado do trabalho é aplicado durante o nivelamento do terreno, na locação de estacas e pilares e outros. Além disso, também é possível adequar o projeto para as condições do terreno levantadas do estudo topográfico.


Por fim, a realização do levantamento também previne erros que podem acontecer durante a execução da obra e evitando dores de cabeça.


@toppoegenharia

#processo #terreno #construcao #topografia #tubaraosc #topografiatubarao

2 visualizações0 comentário
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • Google Maps

(48) 99690-6571

© 2018 por KAP Agência de Publicidade. Todos os direitos reservados.

Logo_KAP.png